Tocantins – Ações de apoio e monitoramento da área de abrangência do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, foram desenvolvidas pelas equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na manhã desta sexta-feira, 28, nas imediações do Aeródromo.

340673_1000

A atividade do Ciopaer complementou outras já desenvolvidas pela equipe de Segurança Operacional no Aeroporto de Palmas e seu entorno, especialmente nas aglomerações urbanas circunvizinhas, onde são comuns as instalações de lixões a céu aberto e aterros sanitários, o que atrai animais que podem colocar em risco operações de pouso e decolagem.

Durante o monitoramento, foi realizado sobrevoo, com técnicos da Infraero, cobrindo um raio de cerca de 20 quilômetros, a partir do aeroporto. O objetivo foi prevenir e conter quaisquer fatos que coloquem em risco a segurança das operações aéreas. A ação possibilitou que toda a Zona de Proteção do Aeroporto fosse vistoriada na tentativa de identificar possíveis obstáculos na superfície.

Para o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, tenente coronel Ricardo Borges Ferrão, “o apoio do helicóptero do Ciopaer foi essencial, pois permitiu a cobertura de uma grande área, com pontos distantes e de difícil acesso, em um tempo exíguo, tudo no intuito de aumentar a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto de Palmas”, concluiu.

340674_1000

Juscelene Melo/Governo do Tocantins.