O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou nesta segunda-feira (05/10) em Blumenau a aeronave Arcanjo 03 – helicóptero que permanecerá na região durante o mês de outubro para a prestação do serviço aeromédico especializado e o emprego em operações de busca, resgate, salvamento e apoio a instituições municipais, Estaduais e Federais em missões nos municípios do Vale do Itajaí e entorno.

Em solenidade realizada no Parque Vila Germânica e prestigiada por autoridades civis e militares da região – entre elas o Comandante-Geral da Corporação, Coronel BM Onir Mocelin, o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau Cassio de Quadros e o Prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes – foram entregues os certificados a 30 integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Vale do Itajaí que foram treinados nas últimas semanas junto ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA) da Corporação em Florianópolis para tripularem a aeronave.

15arcanjonovale

A exemplo do serviço oferecido há cinco anos com a aeronave Arcanjo 01 na Grande Florianópolis, graças à parceria com a Secretaria de Estado da Saúde por meio do SAMU será possível estender temporariamente ao Vale do Itajaí a prestação do serviço avançado especializado, beneficiando especialmente vítimas de acidentes e outros traumas graves, bem como emergências médicas.

“Só quem já foi socorrido ou teve alguém próximo atendido por meio de uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina sabe da importância da ativação dos serviços prestados através da aeronave Arcanjo 03 na região do Vale do Itajaí”, destacou o Coronel BM Onir Mocellin, ressaltando os mais de 3,6 mil atendimentos realizados pelo BOA em cinco anos de funcionamento.

Além do serviço aeromédico, a aeronave também está equipada para o emprego em ações típicas de bombeiro (busca, resgate e salvamento), transporte entre hospitais e de órgãos para transplante, ações de Defesa Civil e proteção ao meio-ambiente – todas atividades facilitadas pelos recursos preexistentes e a experiência da Corporação em missões desta natureza.

“Temos a certeza de que este equipamento será bem utilizado e não mediremos esforços para que o helicóptero continue na região”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Cassio de Quadros, classificando o serviço como de interesse de toda a população do o Vale do Itajaí. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas sejam diretamente beneficiadas com a ativação da aeronave no Vale do Itajaí, atendendo desde o municípios do Alto Vale até a região Litorânea, como Balneário Camboriú.

“A vinda do serviço aeromédico especializado prestado em parceria pelo Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Móvel de Atendimento de Emergência, envolvendo as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Saúde, é um exemplo de prestação de serviços que o Estado pode oferecer em conjunto. É um exemplo de trabalho e favor da comunidade e com amplo respaldo junto à sociedade”, garantiu o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing.

ATIVAÇÃO DO SERVIÇO

A prestação do serviço será iniciada oficialmente na quarta-feira, 7 de outubro. Pelo menos até o término do mês o helicóptero ficará sediado em um heliponto montado no parque Ramiro Ruediger, próximo à Vila Germânica, de onde a aeronave partirá para a realização das missões na região.

TREINAMENTO

Em duas semanas de curso, realizado no complexo do Centro de Ensino Bombeiro Militar e do BOA em Florianópolis, a equipe de Saúde que irá atuar no Arcanjo 03 desenvolveu as habilidades necessárias para a realização do serviço na aeronave.

Os 16 enfermeiros e 14 médicos selecionados foram submetidos a treinamento de embarque e desembarque de aeronave a baixa altura, técnicas de rapel, sobrevivência na água, transposição de obstáculos, salvamento em ambientes rurais e suporte avançado à vida.

EXPERIÊNCIA OPERACIONAL NO VALE

A ativação temporária dos serviços do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) com uma aeronave no Vale do Itajaí foi viabilizada com esforços conjuntos do CBMSC e da Secretaria de Estado da Saúde. Nos últimos dois meses a aeronave Arcanjo 01 (helicóptero da Corporação) esteve em manutenção programada e, para que o serviço não fosse interrompido, uma nova aeronave o substituiu – o Arcanjo 03.

Com o término antecipado da manutenção da aeronave institucional, criou-se o período de um mês no qual o CBMSC contará com dois helicópteros em condições de uso. A escolha do Vale do Itajaí para a oferta temporária do serviço especializado deu-se em razão de estudo cientifico realizado pela instituição apontar que o Vale do Itajaí apresenta a segunda maior demanda para os serviços aeromédicos no Estado e, ainda, previsões climáticas recentes indicarem a possibilidade de eventos adversos relacionados no período.

15arcanjobluprimeiro

ATENDIMENTOS AERONAVES ARCANJOS 01, 02 E 03
– Período 20 de janeiro de 2010 a 30 de setembro de 2015

Ocorrências atendidas: 3786
Pessoas diretamente atendidas (socorridas ou resgatadas): 3306

Natureza das ocorrências
Acidente de trânsito: 810
Afogamento/arrastamento/acidente náutico: 230
Choque elétrico/anafilático/crise convulsiva: 195
Queda de nível/fratura/trauma: 545
Busca/resgate: 198
Incêndio vegetação/edificação: 91
Parto Emergencial: 27
Queimadura: 17
Emergência cardiovascular/respiratória: 572
Intoxicação/envenenamento/picada animal peçonhento: 69
Ferimento Arma de fogo/arma branca:71
Apoio à Defesa Civil/ Transporte Emergencial/ Prevenção/Patrulha/Apoio: 961

PRIMEIRA OCORRÊNCIA

Mesmo com a previsão do início dos serviços no meio da semana, a aeronave foi mobilizada em caráter excepcional para um atendimento emergencial por volta das 12h30min desta segunda-feira,, quando um acidente de trânsito no bairro Itoupava em Blumenau deixou duas pessoas gravemente feridas.

Graças ao rápido deslocamento até o ponto da colisão, uma das vítimas que apresentava quadro de Parada Cardiorrespiratória pode receber os cuidados especializados (médicos e enfermeiros) ainda na cena da ocorrência. Ambas as vítimas foram estabilizadas e transportadas em ambulâncias ao hospital Santa Isabel.

Créditos: CCS do Cmd-Geral/Soldado BM Felipe Rosa