5ª BRAVE realiza resgate de pilotos de parapente no Pico de Ibituruna em apoio ao CBMMG
10 de junho de 2020 1min de leitura
10 de junho de 2020 1min de leitura
Minas Gerais – No último sábado dia 06/06, a 5ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAVE) foi acionada para apoiar o corpo de bombeiros militar no resgate de dois pilotos de parapente que haviam se chocado contras as rochas, apos decolarem do Pico da Ibituruna e caírem de uma altura aproximada de 30 metros.
Por se tratar de local de difícil acesso, foi solicitado o emprego da aeronave Pégasus 11 para auxiliar nos trabalhos de resgate. Foi utilizado a técnica de extração vertical com cordas, a partir do helicóptero, onde o operador aerotático realiza a manobra de rapel e, no solo utiliza o triângulo de resgate para ancorar a vítima e possibilitar sua retirada para uma aérea segura onde ela possa ser atendida por uma equipe especializada.
O helicóptero transportou as vítimas do local do acidente para o campo de futebol do aete clube, onde a equipe do Corpo de Bombeiros Militar realizou os trabalhos de imobilização para posterior encaminhamento ao hospital municipal; um dos pilotos sofreu fraturas na perna direita e o outro apenas escoriações leves.
Desde a instalação da 5ª BRAVE em Governador Valadares, no dia 09 de julho de 2018, este é o terceiro apoio da Base em resgate de pessoas acidentadas o Pico da Ibituruna.
Enviar comentário