Em 17 de março de 1922, no Aeroclube do Brasil, iniciava-se a história da mulher na aviação. Teresa De Marzo e Anésia Pinheiro Machado realizaram naquele dia seus primeiros voo solo, o primeiro de uma aviadora brasileira. Em pouco mais de um ano, as duas receberam seus brevês de número 76 e 77 que marcaram o início de uma trajetória de luta e dedicação da mulher pela aviação que até então não existia.

Anésia Pinheiro foi também a primeira mulher a realizar o voo interestadual Rio de Janeiro – São Paulo, resultando em cumprimentos de Alberto Santos Dumont. Diversos outros feitos realizou, assim como sua contemporânea Ada Rogato, a terceira aviadora brasileira. Dentre estes feitos estão a primeira travessia dos Andes e da selva amazônica, a primeira aviadora a chegar sozinha ao extremo sul do continente sul-americano, a primeira mulher paraquedista do mundo a saltar de um helicóptero, entre outros.

Esta dedicação, paixão, determinação e bravura abriu as portas para um mundo até então desconhecido, resultando hoje em um grande número de aviadores gratas por esta audácia.

Diante deste marco, a fim de reunir mulheres, profissionais da aviação para compartilhar histórias, experiências e dificuldades encontradas no meio aeronáutico, a piloto de avião Rosiane Silva criou um grupo no Whatts App chamado Mulheres na Aviação, a princípio era composta apenas por pilotos que conhecia em seus voos pelo Brasil, hoje este número cresceu e contém profissionais de todas as áreas, mecânicas, controladoras, paraquedistas, comissárias, fiscais de solo e entusiastas.

A partir disto surgiu a ideia de nos reunirmos em um encontro aeronáutico e expor para a comunidade a presença da mulher neste meio, ainda que tenha se passado quase 100 anos do ingresso da mulher na aviação, existe um desconhecimento do espaço que a mulher vem conquistando.

O I Encontro de Mulheres na Aviação será realizado em Goiânia dia 24 de Outubro de 2015, das 07:00 às 18:15 no aeródromo nacional de aviação – SWNV .

INSCRIÇÃO – Prazo até: 30/09.

Este mês simboliza a luta contra o câncer de mama e dia 23 é comemorado o dia do aviador.

ENCONTROMULHER

Saiba mais: http://www.mulheresnaviacao.com.br/