18 anos de GAM/PMERJ – Vida longa ao GAM!
21 de março de 2020 2min de leitura
Hoje comemoramos os 18 anos de criação da nossa Unidade mas, quem deve comemorar e ser parabenizado somos cada um de nós que nela trabalhamos.
Somos a força motora do Grupamento, somos o seu coração e o seu cérebro.
Somos quem alavanca todos os nossos serviços para que a missão seja cumprida.
Parabéns para cada um de nós por mais um ano de realizações!
TEN CEL PMERJ ROGÉRIO COSENDEY PERLINGEIRO
Comandante do GAM/PMERJ
HISTÓRICO DO GAM
O Grupamento Aeromóvel – GAM foi criado conforme publicação em BOL PM nº 053 de 20 de março de 2002 e ativado em 21 de março de 2002, por determinação do então Comandante Geral, CEL Wilton Soares Ribeiro, com o nome Grupamento Aéreo e Marítimo.
Sua criação foi ratificada pelo Decreto Estadual nº 35.145 de 07 de abril de 2004 e seu primeiro Comandante foi o CEL Claudecir Ribeiro da Silva. No ano de 2012 o Grupamento Aéreo e Marítimo foi desmembrado pela Resolução SESEG Nº 544, e foram criadas duas Unidades Distintas.
Com o objetivo de especializar seu efetivo, é realizado o “Curso de Tripulante Operacional”, que tem a previsão de realização de uma turma por ano. É coordenado pelo NIEsp e tem duração de nove semanas. Podem se inscrever oficiais e praças da PMERJ, que passarem pelo processo seletivo.
A Escola de Aviação Civil da Polícia Militar (EsAv) criada em 2006, subordinada a Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI), sob a direção do comandante do GAM, tem como finalidade regular o ensino aeronáutico dentro da PMERJ, formando pilotos com a necessária capacitação técnico-profissional para execução das missões que envolvem as operações aéreas policiais.
Em 19 de setembro de 2017 foi criado o Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas – NuARP – Tendo a finalidade de assessorar o Estado Maior Geral nas operações a que forem designados, capacitar os policiais militares para operarem as Aeronaves Remotamente Pilotadas nas operações policiais e em grandes eventos e fiscalizar os protocolos de utilização de tal tecnologia. Seu primeiro estudo técnico foi realizado no Rock in Rio de 2017, onde foram monitorados os principais acessos, além de fazer o mapeamento e geoprocessamento em 3D de toda área do evento, para melhor alocar o policiamento.
Em dezoito anos de Operações Aéreas já foram mais de 19 mil horas voadas, em apoio a Operações policiais, Ações Aeromédicas, Transporte de tropa, Defesa Civil, Resgate e Salvamento em altura e na água, bem como apoio aos Órgãos Ambientais.
Atualmente o GAM conta com uma frota de 07 helicópteros, sendo 04 Esquilos AS350, 01 HUEY II (blindado), um SCHWEIZER CB300, 01 EC-145 (bimotor).
Fonte:
Enviar comentário