Distrito Federal – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, na tarde do dia 13/9, mais um transporte aéreo de órgãos para a realização de transplantes no Distrito Federal. Um coração e um fígado foram transportados de Palmas/TO até Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Foto: Divulgação/Detran-DF

A aeronave Sentinela, do Detran-DF, foi responsável por levar os órgãos da base aérea até o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ITCDF). Para garantir a segurança e a rapidez do transporte, foram realizados dois voos: um para o coração e outro para o fígado. A equipe do Detran-DF envolvida na operação contou com o comandante Sergio Dolghi, o copiloto Ramon Chagas e os operadores aerotáticos Gilson Queiroz e Fernando Avelar.

Parceria do “Coração”

A parceria entre o Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes já dura nove anos, sendo fundamental para garantir a agilidade no transporte de órgãos e o sucesso dos transplantes no Distrito Federal. Desde 2015, o Detran-DF já transportou 72 corações, sendo 11 em 2023 e 16 em 2024. Este foi o primeiro transporte de fígado realizado em 2024 e o quinto desde 2015.