Apoio que vem do ar: PMDF recebe novos helicópteros
03 de setembro de 2011 2min de leitura
03 de setembro de 2011 2min de leitura
Eles podem até ser parecidos com o Fenix 01, mas não se enganem. As duas novas aeronaves adquiridas pela PMDF possuem instrumentos digitais, sensor infravermelho e câmera que filma em 360°.
Esses detalhes são importantes para um melhor desempenho das ações do Batalhão de Aviação Operacional – BAVOP. De acordo com o capitão Vilner, o sensor infravermelho (imagiador térmico/FLIR) identifica as diferenças de temperaturas e é ideal para buscas noturnas. Outra novidade é que o painel que mostra informações sobre o desempenho do motor é digital, diferente do anterior que é analógico (ver foto comparativa).
Os dois helicópteros, Fenix 02 e 03 foram apresentados à comunidade do Distrito Federal na manhã de hoje (2/09), na Praça do Buriti, na presença do Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, e do comandante-geral da PMDF, coronel Rosback, entre outras autoridades civis e militares.
O GDF investiu R$ 13 milhões na iniciativa. De acordo com o governador, o único helicóptero que a PM possuía, até então, já tem 20 anos de uso e não era dotado com todas as tecnologias necessárias para realizar um patrulhamento de qualidade. “Este é mais um item para compor a estrutura da segurança pública.
“A PMDF está cada vez mais capacitada na eficiência e na eficácia para o combate à criminalidade no DF”, disse o coronel Rosback. A ideia do comando da PMDF é ter um helicóptero para cada comando regional.
O apoio que vem do ar
As duas novas aeronaves serão entregues ao BAVOP para compor a frota que agora possui três helicópteros e um avião, além das viaturas de apoio e operacionais. Quando estiveram em ação, as aeronaves serão um apoio a mais para as operações e para as ocorrências em terra. O BAVOP possui hoje 11 pilotos e cerca de dez mecânicos e mais tripulantes para manutenção e emprego das aeronaves.
Com uma segurança modernizada, Brasília está cada vez mais preparada para receber os grandes eventos esportivos que terão início em 2013. “Para realizar uma boa Copa do Mundo, por exemplo, temos de ter um histórico de segurança pública relevante. E o Governo do Distrito Federal está buscando isso. Para tanto, estamos dotando todas as corporações com as estruturas essenciais. Com estes helicópteros damos mais um passo à frente e estamos credenciando Brasília como referência nesse segmento”, completou Agnelo Queiroz.
Fonte/Fotos: PMDF e Coletivo – Mais Comunidade.
Enviar comentário