Ceará – A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, no começo do mês de agosto, a capacitação do Curso de Formação de Técnico em Apoio Solo. Participam do treinamento 40 profissionais da segurança pública do Ceará e do Piauí.

O coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), coronel aviador PMCE Darley de Oliveira Sousa, destacou a importância do curso para a segurança dos voos e, também, o apoio da Aesp para a realização da capacitação. “É com grande satisfação que estou presente à Aesp/CE para a abertura de mais um curso de formação de operador de apoio solo.

Este curso capacita os servidores para desempenharem funções de apoio em nossas operações aéreas, tanto na saída quanto na chegada das aeronaves, além de contribuir para as atividades diárias em nossas bases”, afirmou Darley.

“A formação abrange não apenas Fortaleza, mas também nossas quatro bases no interior: Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Crateús. Mais uma vez, agradecemos o apoio da Aesp para a realização deste curso”, completou o oficial.

A aula inaugural foi marcada pela ministração do piloto comandante e chefe do Serviço de Voos Governamentais da Ciopaer, coronel PMCE Hélio de Alencar Filho. Ele abordou o tema “A Bordo da Ciopaer – Um voo sem tirar os pés do chão”.

“É um curso de extrema importância para os operadores que vão guarnecer a segurança em solo e nas operações mais diversas da Ciopaer. É uma equipe de grande valia e suporte nas operações e é a equipe que vem sendo preparado nos últimos anos com muita qualidade, com muito afim e com muita dedicação”, ressaltou Hélio.

A capacitação possui 116 horas/aula e contempla instruções teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar; conhecimentos básicos sobre aeronaves, segurança operacional, prevenção e combate a incêndio em aeronaves, tiro defensivo, operação com veículos e abastecimento de aeronaves, sinais para manobrar no solo e regulamentação da aviação civil, preparação de zonas de pousos de helicópteros, segurança de aeroportos, sobrevivência em regiões inóspitas, entre outros conteúdos.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a relevância do curso. “É mais uma ação, aqui, da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, trazendo uma qualificação de excelência, aumentando a eficiência das ações das nossas vinculadas, das nossas coordenadorias ligadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, contando sempre com o apoio às diretrizes do nosso chefe-maior da Segurança Pública, o secretário Roberto Sá”, explicou Barreto.

São 38 policiais militares e um policial civil do Ceará, além um representante da polícia Militar do Piauí. A previsão de término do curso é para o dia 30 de agosto.